sábado, 11 de fevereiro de 2012

Mudanças nas regras oficiais para 2012

Como tivemos algumas alterações no ano de 2011 e estas não constaram no conteúdo do Livro de Regras de 2011, sendo assim oficializadas através de RDI, em virtude de terem sido realizadas no meio do ano, temos agora para 2012 a suas inclusões e suas determinações expostas para a Nova Edição do Livro de Regras 2012, onde estas estão sendo incluídas em suas respectivas regras e itens.

Na realidade para 2012 só tivemos duas alterações a serem empregadas de imediato, que foram:

1ª. Nas Penalidades Máximas

ANTES: Nas Penalidades Máximas onde dizia que na ocasião que estivesse para executar este Tiro Livre deveria estar identificado o executor e que este fosse informado ao goleiro adversário.

ALTERAÇÃO: Na nova versão é suficiente que o executor seja identificado aos árbitros.

2ª. Regra 15 – TIRO LATERAL

ANTES:
a) No Tiro Lateral, onde este sendo executado pelo Goleiro, sendo na Lateral situada na sua meia quadra defensiva, o goleiro executor som poderia tocar na bola uma segunda vez, vindo de seu companheiro de equipe, se esta tocasse antes em atleta adversário ou o goleiro estivesse na meia quadra ofensiva, sem poder voltar a sua meia quadra defensiva de posse da mesma.

b) No tiro Lateral, onde este executado pelo Goleiro, sendo na Lateral situada na meia quadra OFENSIVA, o goleiro executor poderia receber a bola e tocar uma segunda vez, vindo de seu companheiro de equipe, em qualquer parte da quadra de jogo.

ALTERAÇÃO: O GOLEIRO vindo a executar o Tiro Lateral, seja em qualquer Linha Lateral da quadra (ofensiva ou defensiva) não poderá tocar na bola uma segunda vez, vindo de seu companheiro de equipe, em sua meia quadra defensiva, exceto se a bola antes tocar em atleta adversário, no entanto o goleiro poderá tocar na meia quadra ofensiva, mas não poderá, estando de posse da bola, vir a jogar na sua meia quadra defensiva.

RESUMINDO: O Goleiro após executar qualquer Tiro Lateral só poderá tocar na bola uma segunda vez, vindo de seu companheiro de equipe e antes que a bola tenha tocada em atleta adversário, só quando ele estiver na meia quadra OFENSIVA.
 
Texto gentilmente enviado por Antônio Carlos, Professor em Regras de FUTSAL, Súmula e Mecânica de Arbitragem. Ex-Oficial de Arbitragem da CBFS, pertencente ao quadro da Federação Pernambucana de Futsal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário